DADOS ATUALIZADOS: MONITORAMENTO DO DESMATAMENTO E FOCOS DE QUEIMADAS NO ESTADO DE RONDÔNIA

Publicado em: 17/07/2021 16:38:21

A equipe do projeto de Monitoramento do Desmatamento de Focos de Queimadas no Estado de Rondônia atualiza os dados de seu estudo.


DADOS ATUALIZADOS

A equipe do projeto de estudos Monitoramento do Desmatamento de Focos de Queimadas, formada por estudantes, pesquisadores e professores do Laboratório de Geografia e Cartografia - LABCART, disponibiliza e torna público novos dados referente as ações antrópricas no espaço natural do estado de Rondônia. A atualização dos índices do número de desmatamento e focos de queimadas no estado, referentes ao primeiro semestre de 2021. Os dados, gráficos, tabelas e mapas podem ser vizualizado AQUI.

 

DADOS ATUALIZADOS (4)

 

O PROJETO

    Este projeto tem o objetivo desenvolver uma cartografia do estado de Rondônia, a partir de dados gerados e disponibilizados sobre o desmatamento e os focos de queimadas. Os dados foram obtidos através de portais online de algumas instituições governamentais como Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais – INPE.

      No estado de Rondônia as florestas remanescentes e os recursos naturais estão em constante ameaça, frente ao avanço das atividades econômicas, hora pelo aumento do número de focosde incêndio. Hora pela derrubada ilegal da cobertura vegetal. Tais dinâmicas afetam diretamente a população tradicional, visto que inúmeras medidas são tomadas para o uso e ocupação de seus territórios, sem respeito e preservação de suas culturas e dos espaços naturais como um todo.
    O projeto será desenvolvido a partir do uso de geoprocessamento, pois consiste em meio viável, financeiramente, e confiável do ponto de vista técnico, onde pode-se manipular uma grande quantidade de dados cartográficos e gerar produtos georreferenciados.

      Com isso, espera-se, com a geração de mapas, cartas e gráficos geoestatísticos, contribuir para uma cartografia que auxilie nas análises espaciais assim como, sirva como um mecanismo que demostre a espacialização do desmatamento no Estado de Rondônia.

 Equipe Técnica

  Dra. Siane Cristina Pedroso Guimarães, Geógrafa; Dra. Helen Rose Oliveira, Geógrafa; Dra. Tatiana dos Santos Malheiros, Geógrafa; Dr. Eliomar Pereira Silva Filho, Geógrafo; Ms. Ravele da Silva Santana, Geógrafo; Hélio Lira, Geógrafo; Alcione Gomes Botelho, Geógrafa; Almir Mateus Mello, Geógrafo; Billyshelby Fequis dos Santos, Geógrafo; José Frankneile de Melo Silva, Geógrafo; Thatyellen E. A. da Silva Rufino, Geógrafa.

 

Fonte: LABCART